Culinária Culinária
Saiba como harmonizar churrasco com cerveja

 

Não é preciso de ocasião especial para reunir família e amigos para comer um delicioso churrasco acompanhado de uma cervejinha gelada. 

 

A dupla perfeita que faz a alegria e diversão de muitos finais de semana, por mais simples que pareça, as opções de combinação são tantas que você pode ficar confuso na hora de escolher as suas favoritas. 

 

Por isso, siga a leitura para entender a maneira ideal de harmonizar a bebida com o churrasco. 


 

O que é harmonização?

 

Antes de tudo, você precisa entender a importância da harmonização: a técnica de combinar sabores de alimentos com características específicas da bebida tem o intuito de permitir que cada um deles entregue uma experiência única e mais agradável. 

 

Não existe apenas um caminho para alcançar a harmonização, são vários os tipos. Abaixo listamos os mais utilizados para você entender como funciona e decidir qual opção é a sua preferida.

 

Harmonização por corte: ocorre quando um elemento da cerveja é cortado por um elemento da carne, como a carbonatação, o amargor e teor de álcool.

 

Harmonização por contraste: essa combinação consiste no equilíbrio de sabores, tanto do alimento, quanto da cerveja, que se sobrepõem, criando um terceiro sabor. 

 

Harmonização por semelhança: essa combinação ressalta um sabor em comum entre a carne e a cerveja, mesmo que por meio de características básicas como doçura, amargor, acidez ou até semelhança de aromas.

 

Combinações de cortes de carne e cervejas para harmonizar

 

Agora que você já sabe os princípios básicos de harmonização, vamos facilitar ainda mais para você. Confira, a seguir, alguns exemplos de combinações que funcionam super bem.

 

PICANHA 

O corte mais popular de carne bovina entre os brasileiros está sempre presente nos churrascos. Por ser suculenta e oferecer um gosto marcante, a picanha pede uma cerveja IPA (India Pale Ale), já que esta possui lúpulo mais forte, de amargor médio-alto, com sabor mais seco e aromas mais cítricos.

 

A intensidade da bebida ajuda a equilibrar o salgado da carne, enquanto o alto teor alcóolico equilibra a gordura. 


 

CARNES GORDUROSAS

 

Combinar carnes mais gordurosas pelo contraste é uma ótima estratégia. O cupim, por exemplo, é uma carne muito comum nos churrascos e, por possuir um alto teor de gordura e fibras, harmoniza muito bem com as cervejas Ale, que oferecem um sabor mais intenso, com boa carbonatação e teor alcoólico médio. 


 

FRANGO 

Com sabor mais suave e baixo teor de gordura, o frango pode ser combinado com uma bebida mais leve e/ou frutada, como as Vienna Larger, já que são mais doces com amargor equilibrado. Seu teor alcoólico é discreto e leve com tons florais. 

As cervejas Witbier, de trigo belga e mais turvas já que não são filtradas, também funcionam muito bem juntamente com o frango. Elas têm aromas e sabores cítricos, secos e refrescantes. 

 

QUEIJO COALHO 

A cerveja mais indicada para acompanhar com um dos alimentos mais queridinhos no churrasco é a Saison: bebida leve, seca, com alta carbonatação e perfil de frutas amarelas com especiarias que contrasta com a gordura do queijo, o que possibilita uma explosão de sabores única. 

 

Agora que você é expert em harmonização, convide a galera para o "churras" do fim de semana e mostre que você sabe como tornar a experiência muito mais saborosa. 

E claro que no Bom Vizinho você tem uma grande variedade de carnes e cervejas para fazer a sua festa!

 

 

Instagram

Desconto

Imagina só receber as melhores ofertas e descontos incríveis por e-mail.

Atores verão

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade | Política de Cookies | Ver opções