Culinária Culinária
Outubro Rosa: alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é um dos problemas de saúde pública mais comuns no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022, foram estimados mais de 66 mil novos casos. Por isso, a campanha do Outubro Rosa surgiu com o objetivo de conversar com a população sobre a importância da prevenção da doença, popularizando exames rotineiros de toque e aconselhando sobre a adoção de hábitos saudáveis para regular a saúde.

 

Apesar da influência genética ser um dos facilitadores mais relevantes para o desenvolvimento do câncer de mama, o estilo de vida é um fator essencial nos cuidados básicos. A alimentação tem um papel fundamental, evitando cerca de 28% dos casos de câncer de mama, de acordo com o INCA, já que os alimentos são a principal fonte de nutrientes, garantindo energia e qualidade de vida.

 

Para te ajudar, separamos alguns alimentos indispensáveis para você incluir na sua dieta e aumentar as chances de prevenção. Conheça os mais importantes:


 

Frutas vermelhas 

Frutas como morango, cereja e amora apresentam a coloração tipicamente avermelhada devido a presença de um pigmento chamado antocianinas. Essa substância tem propriedades antioxidantes, com moléculas que retardam o crescimento de células cancerígenas.

 

Frutas e legumes amarelos e laranjas

Mais uma vez, o pigmento presente no alimento é o responsável pela prevenção. No caso de frutas e legumes como cenoura, laranja, mamão e batata doce, o betacaroteno, substância precursora da vitamina A, protege o material genético dos danos causados pela oxidação. 

Além disso, por ter uma alta concentração de vitaminas, minerais e fibras, esses alimentos facilitam a regulação e funcionamento do organismo.

 

Frutas cítricas

Devido ao alto teor de vitamina C, o consumo diário de frutas como abacaxi, laranja, acerola, limão e maracujá aumenta a imunidade, ajudando a prevenir o desenvolvimento de diversos tipos de tumor.

 

Vegetais crucíferos 

Por oferecer um alto teor de fibras, minerais e vitaminas, os vegetais como brócolis, repolho, rúcula, e couve  auxiliam na prevenção de vários tipos de doenças por meio de substâncias como o glucosinolato, que atua diretamente no combate do estresse oxidativo. Ainda em sua composição, é encontrado o sulforafano, substância que previne a formação de células cancerosas.

 

Leguminosas

As leguminosas, como soja, grão-de-bico, feijão e lentilha, apresentam um conjunto de substâncias em sua estrutura química que simulam a ação hormonal do estrogênio, substituindo o hormônio natural na união com os receptores. Como o excesso de estrogênio facilita o desenvolvimento de câncer de mama, a ação das substâncias presentes nesses alimentos evita o amadurecimento da doença.

 

Aveia, cevada e sementes

Esses alimentos são altamente ricos em fibras, o que ajuda a reduzir a absorção de gordura e, consequentemente, a formação de substâncias tóxicas no intestino, como as moléculas cancerígenas. 

Essas fibras também assumem o papel de "carregar" o excesso de estrogênio, facilitando sua eliminação.


 

Agora que você já sabe, lembre-se sempre dessas dicas. Mantenha uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, realizando seus exames regularmente. 

Instagram

Desconto

Imagina só receber as melhores ofertas e descontos incríveis por e-mail.

Atores verão

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade | Política de Cookies | Ver opções