Culinária Culinária
Dicas de organização da casa

Se você é uma dessas pessoas que tem uma rotina corrida, cheia de atividades e gosta de manter a casa sempre arrumada, você está no lugar certo. Reunimos algumas dicas de organização e planejamento que vão fazer a diferença no seu dia a dia.  

 

Apostar em uma dinâmica que equilibra trabalho, lazer e organização, fará as atividades domésticas serem mais leves. Uma vez com tudo alinhado, fica mais fácil fazer isso virar hábito. Deslize para baixo e confira as sugestões.   

 

1- Planeje uma rotina de limpeza

O primeiro passo é definir uma rotina de limpeza e organização da casa. Algumas pessoas costumam fazer todas as atividades no mesmo dia, o que torna tudo mais complicado, pois as tarefas acabam ficando acumuladas e tomando mais tempo do que deveriam. 

 

Por isso, optar por uma rotina é extremamente importante, não somente por ser cansativo, mas também para avaliar o momento de contratar um serviço de limpeza, que irá te aliviar um pouco dessa obrigação. 

 

2 - Defina uma frequência 

Definir uma frequência para cada atividade ajuda muito no planejamento, para manter um controle maior de cada atividade que precisa ser feita no ambiente, evitando uma grande sobrecarga ou até esquecimento. 

 

Você pode definir, por exemplo, que irá retirar o lixo todos os dias e limpar os armários uma vez por semana. 

 

3 - Separe por tipo

Na hora de fazer uma faxina nós podemos dividir em dois tipos de limpeza, são eles: leve e pesada. 

 

O leve é aquele mais tranquilo, que serve para tirar a poeira e limpar sujeiras do dia a dia, ajudando a manter a casa sempre limpa, que é o ambiente ideal principalmente para quem é alérgico.

 

Esse tipo pode ser feito diariamente ou a cada período que você definir, de forma que se encaixe no seu cotidiano e não seja prejudicial ao seu descanso. 

 

Já para realizar a faxina pesada, você irá precisar de produtos químicos mais fortes e um esforço maior na realização.

É necessário analisar as necessidades do seu ambiente para definir uma frequência e ver a possibilidade de contratar um serviço especializado. 

 

4 - Estabeleça um cronograma

Essa dica vai especialmente para quem fica desesperado querendo fazer tudo de uma vez e acaba não conseguindo fazer nada direito. 

Isso custa tempo e gera um grande desânimo, porque parece que é algo que nunca tem fim. Por isso é importante estabelecer uma ordem, das mais simples até as mais complexas.

 

5 - Divida as tarefas com outras pessoas

Quando as tarefas são divididas entre todas as pessoas, não sobrecarrega ninguém e a limpeza é feita de forma muito mais rápida. 

 

Uma boa estratégia para organizar essa divisão é separar as atividades mais complexas e as zonas da casa. Depois disso, delegar a cada um uma responsabilidade.

Assim, todos se ajudam e têm mais tempo para descansar.

 

6 - Faça listas de compras

Essa é uma etapa muito importante e que muitas vezes é esquecida. Por isso, na hora de montar a sua rotina de limpeza é importante incluir uma lista de compras. Isso ajuda, inclusive, no planejamento financeiro do lar.

 

Esses itens são fundamentais para que você possa seguir com a sua limpeza. Esse costuma evita que sua despensa fique desabastecida e você fique na correria na hora de faxinar. 

 

Essas dicas podem te ajudar a se organizar, não se desgastar e conseguir ter tempo para descanso em uma rotina movimentada. E aí, quais dessas dicas você já usava e quais você irá adotar?

Instagram

Desconto

Imagina só receber as melhores ofertas e descontos incríveis por e-mail.

Atores verão

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade | Política de Cookies | Ver opções