Culinária Culinária
Alimentação de verão: quais são as mudanças?

Como você está se preparando para o verão? Essa é a época do ano que temos dias mais longos e iluminados, além disso, é nesse período de veraneio que temos mais momentos de lazer com família e amigos em praias e piscinas, o que nos deixa mais expostos ao sol. 

 

Sabemos que não é fácil resistir às tentações dessa estação, repleta de opções comidas e bebidas deliciosas, como drinks, sorvetes e aperitivos, que combinam perfeitamente com os dias quentes. Aproveitar o clima para saborear esses comes e bebes não é pecado, o problema está em exagerar na dose.

 

Com temperatura elevada, precisamos ter mais cuidados com a alimentação. Quem excede o limite de comer e beber essas tentações, acaba tendo mais chances de adquirir problemas de saúde, como desidratação, má digestão e até acne

 

Para evitar esses prejuízos, é importante optar por um cardápio especial durante a estação mais quente do ano e ele deve contar com alimentos 100% naturais, para garantir vitaminas, minerais e uma boa hidratação para o organismo. 

 

Afinal quais são as indicações para ter uma alimentação adequada para o verão?

 

Faça trocas saudáveis: o ideal é substituir alimentos gordurosos, como frituras, por gorduras do bem, como as que são encontradas no coco, no ovo, na castanha, no abacate, na linhaça e na chia. Enquanto os refrigerantes e os sucos industrializados devem ser substituídos por sucos naturais. 

 

Prefira alimentos naturais: consumir alimentos naturais garante a absorção completa dos nutrientes contidos nas frutas, verduras e legumes. Durante o verão, quanto mais refrescante for a alimentação, melhor!

 

Hidrate–se:  manter o organismo hidratado é extremamente importante, por isso é interessante investir sucos naturais, isotônicos, água de coco, chás gelados e a própria água, pois seu corpo precisará estar mais hidratado nessa época do ano. 

 

Consuma menos sal: consumir sódio em excesso causa retenção de líquido e pode aumentar os níveis da pressão arterial. Sendo assim, o ideal é consumir de forma moderada, aproximadamente 5g por dia. 

 

Opte por carboidratos complexos: alguns alimentos como batata doce, inhame e mandioca fornecem mais energia e nutrientes do que pães e torradas, que são carboidratos simples. Optando por eles, você terá mais energia para enfrentar a rotina diária ensolarada. 

 

Agora que você já sabe quais são as melhores opções de alimentação para a estação mais amada do ano, continue a leitura e confira quais são os cuidados com higiene e conservação desses alimentos. 

 

Com o calor trazido pela mudança de clima, os alimentos que eram conservados em temperatura ambiente, no verão, precisam de uma maior atenção, porque as chances de contaminação e proliferação de bactérias são maiores. Esse cuidado vale não somente para a conservação, como também para a hora da compra. 

 

Outro ponto de atenção é o consumo de alimentos em barraquinhas ou com vendedores ambulantes. É necessário ficar atento à higiene do local e da pessoa que prepara os alimentos. Caso você não se sinta à vontade, uma outra ideia é levar alimentos de casa para evitar comprar alimentos contaminados na rua. 

 

Depois de todas essas dicas você já sabe qual é a melhor forma de aproveitar a estação mais esperada do ano. O verão requer alguns cuidados especiais, mas você não precisa se preocupar se escapar do plano vez ou outra, o ideal é que você entenda as necessidades do seu corpo e faça as melhores escolhas para ele.

Instagram

Desconto

Imagina só receber as melhores ofertas e descontos incríveis por e-mail.

Atores verão

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade | Política de Cookies | Ver opções